Pintar os azulejos, uma boa opção para renovar cozinhas e banheiros.

Aprenda como pintar os azulejos e dar vida nova a banheiros e cozinhas.

Eliminar desenhos de azulejos antigos, sumir com as manchas e desgaste do tempo, ou mesmo transformar a parede de azulejos em uma parede lisa. É possível fazer tudo isso apenas com pintura, mas para isso, é necessário preparar bem a superfície, e utilizar os produtos corretos.


Vamos começar pela preparação do azulejo para a pintura:


A primeira coisa que precisa ser feita é lavar toda a parede com detergente neutro até que se elimine toda a sujeira, poeira, e gordura dos azulejos e principalmente dos rejuntes.


Caso haja mofo nos rejuntes, deve ser eliminado com uma solução de água sanitária diluída em água, e logo após, efetuar a lavagem com detergente neutro e enxaguar bem.


A maioria das tintas para pintura de azulejos é à base de resina epóxi, que é incompatível com água ou qualquer umidade durante a aplicação. Por isso, deve-se esperar 24 horas após a lavagem dos azulejos, para garantir que a superfície estará completamente seca, para então começar a pintura. Também não é recomendado trabalhar com este tipo de tinta em dias chuvosos e muito úmidos.


Preparada a superfície, é hora de começar a pintura:


Se você deseja apenas mudar a cor dos azulejos, deixando aparentes os rejuntes e os desenhos em relevo das cerâmicas (se houverem), é hora de aplicar a tinta.


A tinta ideal para a pintura de azulejos é a tinta epóxi, fabricada em sua maioria em dois componentes (tinta e catalizador separados).


Conheça algumas tintas ideais para a pintura de azulejos:



Características: Wandepoxy é um epóxi que proporciona alta resistência à umidade, água, substância química e a abrasão, além de ótima aderência aos mais diversos tipos de superfícies como: banheiros, cozinhas, refeitórios, hospitais, tubulações industriais e domésticas, pisos entre outras. Indicado para ambientes internos e externos* em superficíes como alvenaria, piso de cimento, tijolos, azulejos porosos, madeiras internas, ferro, galvanizado e alumínio. *A linha Wandepoxy quando exposta ao tempo, calcina e pode ocorrer amarelamento, mas permanece com a mesma resistência química.





Características: Esmalte catalisável a base de resina epóxi, hidro-carbonetos aromáticos, éteres glicólicos, pigmentos orgânicos e inorgânicos, cargas minerais inertes e aditivos. Para superfícies de reboco, concreto, azulejos, pisos, metais ferrosos e madeiras não-resinosas. Grande durabilidade, resistente à umidade e abrasão de ótima dureza e aderência.





Tinta epóxi à base d'água, de grande resistência e durabilidade, de secagem rápida, com acabamento brilhante, desenvolvido especialmente para aplicação em pisos, vidros, metais e azulejos em banheiros, cozinhas, lavanderias e outras. Possui alta resistência à limpeza freqüente e umidade. Possui o diferencial de ser um produto monocomponente (pronto para uso) e de baixo odor por ser à base de água.




Para começar a pintura abra as embalagens da tinta e do catalizador, e com auxílio de um mexedor em formato de régua, homogenize a tinta e o catalizador separadamente.


Em um recipiente limpo e seco, separe a tinta na quantidade que irá utilizar para aplicar apenas a primeira demão. Misture o catalizador aos poucos, mexendo sempre até que se obtenha uma mistura uniforme. A relação desta mistura deve seguir a proporção 4:1, ou seja, quatro partes de tinta para uma de catalizador. Após misturado o produto deve ser aplicado em até 4 horas, depois se torna inutilizável.


Se for necessário, para facilitar a aplicação, ajuste a viscosidade da tinta com solvente para epóxi na proporção máxima de 10% em volume.


Aplique a tinta com rolo próprio para epóxi e trincha de boa qualidade.


Aguarde 12 horas para a aplicação da segunda demão.


A tinta epóxi tem cheiro forte e tóxico. Recomenda-se que a pintura seja realizada por mão de obra especializada. Certifique-se que o ambiente esteja bem ventilado, e não se esqueça de utilizar luvas e máscara para a pintura.


Aprenda a eliminar os rejuntes e relevos dos azulejos.

Na Pinheiro Tintas você encontra toda a linha de produtos e acessórios para a pintura de azulejos!

Vá hoje mesmo até uma de nossas lojas e confira.

.

© Copyright 2012 Grupo Pinheiro Tintas - Brasil - Todos os direitos reservados.