Orçamentos Compre pelo telefone e pague nos cartões de crédito ou débito sem sair de casa. Consulte locais e condições.
  • Facebook Instagram
  • Artigos, Dicas & Notícias para você
    material de pintura
    Publicado em 29 de dezembro de 2017

    Dicas de conservação para o material de pintura

    É comum que, depois de realizar um serviço, os profissionais queiram reutilizar o material de pintura para trabalhos futuros. Essa é uma ideia muito válida, afinal, os produtos de qualidade podem e devem ser reutilizados, desde que sejam dispensados a eles os cuidados de conservação necessários. Principalmente os pincéis e rolos, que são compostos de pelos, precisam de cuidados especiais de lavagem, secagem e armazenamento para que permaneçam inteiros e prontos para um novo uso.

    Como muitas pessoas não sabem exatamente como limpar e cuidar do seu material de pintura para que ele seja reaproveitado, a Pinheiro Tintas preparou esse artigo ensinando o jeito correto de limpar e armazenar pincéis, trinchas, rolos e baldes, para que a cada novo serviço você possa contar com seu material de pintura quase como novo em folha. Confira!

    Aprenda a conservar o seu material de pintura

    Pincéis e trinchas

    conservar material de pintura

    Assim que terminar o uso, o material de pintura como pincel e trincha deve ter o excesso de tinta retirado com o auxílio de um jornal. Em seguida, se a tinta for à base d’água, mergulhe o material em água e, caso seja uma tinta à base de solventes, mergulhe em aguarrás ou no diluente presente na composição da tinta, até que os pelos descolem uns dos outros. Caso seja necessário, escove os pelos do pincel com uma escova de arame, a fim de eliminar os restos de tinta endurecidos. Em seguida, lave com um pouco de água morna e detergente com pH neutro. Em seguida, esprema e alise os pelos e deixe secar à sombra. Guarde os pincéis em posição horizontal e nunca deixe nenhum peso sobre os pelos.

    Rolos de pintura

    Utilize uma espátula para tirar o restante de tinta que esteja em abundância sobre esse material de pintura. Após esse processo, passe o rolo sobre um jornal para retirar o restante da tinta. Retire o cilindro de suporte e, assim como os pincéis, mergulhe em água ou aguarrás, dependendo da composição da tinta utilizada. Esfregue os pelos com um detergente de pH neutro e água quente e, em seguida, seque-o com ajuda de um pano limpo e volte a colocá-lo no suporte. Deixe que seque completamente à sombra para, em seguida, guardá-lo pendurado pelo cabo.

    Latas de tinta e baldes

    Caso ainda haja restos de tintas que podem ser utilizados posteriormente, guarde as latas em local arejado, seco e longe do alcance das crianças e animais de estimação. A lata deve ser hermeticamente fechada, para que a tinta seja apta para uso e não forme uma película. Assim, quando a lata é reaberta, haverá apenas uma fina camada endurecida por cima, que poderá ser retirada e a tinta permanecerá fresca por baixo.

    O material de pintura que recebeu a tinta, como baldes e tabuleiros, devem ser lavados com água ou diluente, de acordo com a composição da tinta utilizada e, depois da lavagem, pode ser seco com um pano que não solte pêlos ou papel absorvente, para que possam ser utilizados novamente.

    Dicas extras

    Algumas outras dicas para conservar o material de pintura são:

    – os restos de tinta que sobraram em baldes ou tabuleiros podem ser reutilizados. Para filtrá-los, basta utilizar uma meia de nylon esticada sobre um recipiente limpo, que possa ser bem fechado;
    – se você vai utilizar rolos ou pincéis de um dia para o outro, evite que a tinta forme crostas sobre eles enrolando-os em plástico aderente e guardando em ambiente refrigerado;
    – utilize apenas material para pintura de qualidade, que podem ser conservados por mais tempo e, quando bem cuidados, duram muito mais.

    Na hora de adquirir todo o material para pintura e as tintas das quais você precisa, entre em contato com a Pinheiro Tintas! Somos uma loja de tintas no RJ de tradição e oferecemos uma variedade de produtos de qualidade e de marcas renomadas.

    Visite uma de nossas lojas de tintas e veja o que a Pinheiro Tintas pode te oferecer!

    Links úteis:
    tinta automotiva
    tintas automotivas RJ
    casa de tintas

    Compartilhe!

    CategoriasPosts RecentesTags