Orçamentos Compre pelo telefone e pague nos cartões de crédito ou débito sem sair de casa. Consulte locais e condições.
  • Facebook Instagram
  • 456 VISUALIZAÇÕES

    Saiba como preparar paredes para pintura

    0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

    Muitas vezes, pela necessidade de economizar na mão de obra, algumas pessoas optam por colocar a mão na massa e elas mesmas pintam suas paredes. Porém, é bom lembrar que preparar paredes para pintura é tão importante quanto pintar a parede em si para garantir a qualidade do resultado final.

    O ato de pintar a casa ou algum cômodo possui três etapas: preparação da superfície, nivelamento e acabamento. A primeira etapa consiste no processo de preparar paredes para pintura e é um passo imprescindível para que a superfície esteja apta para receber a tinta na etapa final, que é o acabamento.

    A Pinheiro Tintas planejou esse artigo para te ensinar como fazer a preparação da parede para receber a tinta e conseguir uma pintura linda para a sua casa. Saiba como, a seguir.

    Problemas ao preparar paredes para pintura

    imprevistos ao preparar paredes para pintura

    Primeiramente, você deve verificar se a parede está suja, mofada, com infiltração, umidade, rachaduras, dentre outros problemas. Se a superfície apresenta alguma dessas patologias, é importante que elas sejam corrigidas, para depois preparar paredes para pintura. Por exemplo: caso a parede esteja com mofo, lave-a com água sanitária na proporção de 1 litro de água sanitária para 2 litros de água, e deixe agir por uma hora. Após esse tempo, enxágue e aguarde a secagem.

    Se você pintar a parede mofada ou que tenha alguma dessas falhas citadas acima, muito provavelmente a tinta irá descascar no futuro, ocasionando um desperdício de tinta e tempo para refazer a pintura.

    Parede nova

    Quando a parede é nova, deve-se respeitar o tempo de aproximadamente 30 dias para o cimento do reboco secar completamente. Não pinte a parede antes de esperar esse período passar. Na hora da pintura a tinta pode reagir com o cimento do reboco e descascar ou manchar a pintura.

    As paredes novas geralmente possuem a superfície bem lisa e não apresentam nenhuma imperfeição. Nesse caso é recomendado apenas lixar a parede com uma lixa nº 80, para retirar possíveis partículas de reboco soltas. Depois aplique uma demão de selador acrílico para uniformizar a absorção da parede. Você economiza na massa e na tinta de acabamento.

    Parede com irregularidade

    Paredes ásperas, com poeiras ou partículas soltas fazem com que a tinta descasque no futuro, então deve-se preparar paredes para pintura.

    Não aplique massa corrida diretamente por cima dessas imperfeições. Isso evita desperdício de material. O ideal é raspar essas partículas soltas com uma espátula e utilizar lixa grossa nº 36 para dar um acabamento mais liso à parede.

    Como fazer a preparação

    O primeiro passo ao preparar paredes para pintura é aplicar uma demão de fundo preparador de paredes. Este produto ajuda a aglutinar as partículas que permanecerem soltas e uniformiza a superfície. Isso faz com que ela não absorva tanta tinta proporcionando mais rendimento. Depois, aplica-se a massa para nivelamento da superfície. Utilize massa corrida para paredes internas e ambientes secos ou massa acrílica para paredes externas e ambientes úmidos. Geralmente, aplica-se de 2 a 3 demãos de massa para corrigir as imperfeições e formar uma superfície plana e uniforme.

    Após a massa secar completamente, utilize uma lixa para retirar o excesso de massa e deixar a parede inteiramente lisa e uniforme. Em seguida, você pode usar uma vassoura de pelo para varrer a parede e retirar todo o pó. É importante também passar um pano levemente umedecido para garantir que a parede tenha ficado inteiramente limpa, livre do pó que poderá prejudicar a aderência da tinta.

    Depois de selar, emassar, lixar e limpar a parede, ela está pronta para receber a tinta. O indicado é sempre ler o rótulo das tintas com as recomendações dos fabricantes e aguardar o tempo necessário de secagem e número de demãos recomendado para cada tipo de tinta.

    Agora você já sabe como preparar paredes para pintura da maneira correta e depois de realizar todos os procedimentos, é só pintar! A Pinheiro Tintas já possui um artigo com 7 dicas de pintura para sua casa para te ajudar nessa tarefa. Somos uma casa de tintas pioneira do Rio de Janeiro e aqui você achará a melhor tinta para pintar a sua casa! Visite nosso blog para saber mais informações e novidades sobre pinturas e produtos. Conheça nossos serviços.

    Links úteis:
    Loja de tintas
    Loja de tintas rj
    Tintas automotivas rj

    Veja outros artigos!