Orçamentos Compre pelo telefone e pague nos cartões de crédito ou débito sem sair de casa. Consulte locais e condições.
  • Facebook Instagram
  • 543 VISUALIZAÇÕES

    Passo a passo: como pintar parede já pintada

    0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

    A princípio, pintar parede já pintada pode parecer um grande desafio. Muitas pessoas ainda ficam em dúvida se é preciso retirar a tinta anterior, se existe algum procedimento específico para isso, entre outras questões. Por isso, a Pinheiro Tintas preparou este artigo com o intuito de ajudar você nesse momento. Preparamos um passo a passo simples que tem como objetivo facilitar seu trabalho e deixá-lo impecável. Acompanhe tudo, a seguir.

    Salve o checklist de materiais

    tintas abertas com rolo e pincel no chão

    Antes de saber como pintar parede já pintada, você precisa providenciar os materiais necessários para realizar esse trabalho. Em geral, eles são basicamente os mesmos itens de uma pintura tradicional. Mas, caso você não faça a mínima ideia de quais produtos estamos falando, salve o checklist abaixo:

    • Papelão ondulado ou lona para forrar o chão;
    • lixa de parede ou lixadeira elétrica;
    • espátula de aço não flexível;
    • bandeja de tinta;
    • massa corrida e gesso em pó;
    • Fundo preparador de paredes;
    • rolo de pintura;
    • trincha;
    • tinta;
    • fita crepe.

    Como pintar parede já pintada em 10 passos

    mulher pintando parede já pintada

    Com os materiais em mãos, vamos à parte prática!

    Confira, a seguir, o passo a passo para aprender como pintar parede já pintada.

    1- Isolamento da parede

    Em primeiro lugar, devemos isolar a parede ao lado da parede que será pintada para que ela não fique suja. Portanto, antes de começar a pintura, cole fita crepe nos cantos da parede que será pintada.

    2- Forragem do piso

    É fundamental forrar bem o piso com lonas ou papelão ondulado para proteger a superfície dos respingos de tinta. Assim, será muito mais fácil saber como pintar parede já pintada sem causar um grande caos pela casa!

    3- Preparação da Superfície

    Se a pintura anterior estiver firme não apresentando esfarelamentos, descascamentos ou fissuras, não será necessário removê-la, pode passar para o próximo passo.

    Caso contrário, após o chão estar devidamente protegido, você deve remover as camadas de tinta que já estiverem soltas com o auxílio da espátula.

    4- Lixamento da parede

    Na quarta etapa, você deve lixar a parede para garantir a remoção de todo tipo de contaminante que possa estar sobre ela. Se você não conseguir uma lixadeira elétrica, será necessário um pouco mais de esforço para o trabalho ficar perfeito. Portanto, aqui vai uma dica: dobre a lixa em quatro partes e faça movimentos circulares. Assim, o processo ficará mais fácil.

    5- Aplicação do selador

    Aplique uma demão do Fundo Preparados de Paredes, diluído conforme instruções da embalagem. Este produto irá aglutinar as partículas soltas e uniformizar a absorção da superfície. Aguarde a secagem também indicada na embalagem do produto.

    6- Cobertura de imperfeições

    Depois de lixar e selar, chegou o momento da cobertura de imperfeições. Use gesso para tapar os buracos mais profundos, como os de parafusos e pregos que foram retirados e massa corrida para nivelar as imperfeições. Espere secar e lixe o local onde foi aplicado produto.

    7- Limpeza da parede

    Tinta velha retirada, parede lixada… Mas, ainda é preciso fazer mais uma coisa para garantir que a nova tinta terá uma boa superfície de absorção. E essa coisa é limpar!

    Você pode tirar o pó da parede com uma vassoura, fazendo movimentos verticais, ou com aspirador de pó. Depois, passe um pano úmido e espere secar por alguns minutos. Pronto! Agora sua parede está devidamente limpa e seca.

    8- Diluição da tinta

    Parede limpa, seca e selada. Ufa! Agora ela está pronta para receber a tinta escolhida. Então, antes de saber como pintar parede já pintada, você deve diluir a tinta.

    Os fabricantes já dão as instruções de diluição na descrição da lata. Portanto, siga-as.

    Em geral, você deve despejar a tinta em um recipiente limpo e usar água potável na medida que o fabricante indicar para diluir a tinta. Feito isso, está tudo pronto para a pintura!

    9- Aplicação da tinta

    Na hora de pintar, nunca afunde o rolo de pintura na tinta. O recomendado é tirar o excesso na bandeja de tinta e pintar a parede em movimentos verticais. Desloque o rolo de pintura sempre de baixo para cima. Isso evita que a tinta escorra e passe para o piso.

    Em primeiro lugar, aplique uma demão de tinta sobre os locais onde foram aplicados o gesso e a massa corrida. Isso irá uniformizar a absorção da tinta nestes locais e prevenir o aparecimento de manchas destes reparos na pintura acabada. Aguarde a secagem e aplique uma demão em toda a superfície.

    10- Pintura dos cantos

    Após a primeira demão de tinta estar finalizada, chegou o momento de pintar os cantos. Para isso, você vai precisar da trincha. Cuidadosamente, mergulhe o pincel na tinta e retire o excesso. Com movimentos suaves de um lado para o outro, pinte os cantinhos que ainda não estão pintados.

    Espere 3 horas para a secagem completa da primeira demão, incluindo a pintura dos cantos. Com a parede seca, verifique se há excesso de tinta. Caso tenha, use a lixa para corrigir as imperfeições desses locais. Depois, aplique a segunda demão de tinta, deixando a parede uniforme.

    Viu como é fácil saber como pintar parede já pintada? Agora que você já sabe pintar sua casa sozinho, veja as dicas de pintura no blog da Pinheiro Tintas. Por lá, você encontrará conteúdos exclusivos sobre diversos assuntos do mundo das cores, como pintura monocromática, pintura geométrica, teto colorido, half painted e muito mais. Fique por dentro!

    Compartilhe!

    Veja outros artigos!