Orçamentos Compre pelo telefone e pague nos cartões de crédito ou débito sem sair de casa. Consulte locais e condições.
  • Facebook Instagram
  • 273 VISUALIZAÇÕES

    Como usar o rolo de pintura corretamente

    O desejo de mudar as cores da casa é bastante comum. Pintar as paredes possibilita uma sensação de renovação a todo o ambiente, mesmo que as mudanças não sejam consideradas drásticas. Por se tratar de uma decisão, muitas vezes, inesperada, alguns donos de imóveis optam por pintarem a casa por conta própria. E, por que não? O momento de renovar os ambientes da sua casa também pode ser considerado como um momento de diversão. Mas, para que tudo corra como o esperado, é necessário que você saiba como usar o rolo de pintura da forma correta.

    Se você deseja saber como usar o rolo de pintura como um aliado para facilitar as mudanças no seu imóvel, confira esse artigo que a Pinheiro Tintas preparou para você.

    5 dicas de como usar o rolo de pintura

     

    Limpe a parede que irá receber a tinta

    Uma parede livre de sujeiras é importante não só quando você precisa utilizar o rolo de pintura, mas para qualquer mudança. Lixe a superfície e limpe-a com um pano umedecido, deixando-a uniforme e com um aspecto limpo, para que esteja apta a receber as demãos de tinta. No caso da parede ter textura, use uma escova de cerdas macias ou um pano umedecido para a limpeza. Com isso, você irá retirar quaisquer resquícios de sujeira que possam gerar comprometimento ao aspecto final da pintura.

    Prepare o rolo para a pintura

    É ideal que você saiba como usar o rolo de pintura e como prepará-lo de acordo com cada tinta. Se a tinta a ser utilizada na pintura for à base d’água, o rolo de pintura deve ser molhado com água. Se a tinta for à base de solventes, umedeça o rolo com o solvente de acordo com a tinta a ser pintada. Isso evitará pelos e fará com que o rolo absorva melhor a tinta.

    No caso do rolo de pintura ser novo, cole um pedaço de fita adesiva em volta da sua superfície, assim, quando for retirada, ela eliminará pelos soltos e impurezas que possam estar contidas na superfície do objeto.

    Atente-se à direção das demãos

    A importância de saber como usar o rolo de pintura é evitar erros graves. Esse tipo de objeto deve ser utilizado somente em superfícies grandes e não em cantos, porque não oferecem muita precisão. Para que sua pintura seja uniforme, é ideal que:

    – inicie a pintura utilizando um pincel nos cantos;

    – aplique a primeira demão na vertical, do meio para os cantos. Desse modo, os pincéis estarão mais secos e, consequentemente, diminui-se o risco de respingos de tinta no rodapé;

    – aplique a segunda demão na horizontal, começando pelo meio, mais uma vez.

    Siga as recomendações do fabricante em relação ao tempo que deve ser esperado entre uma demão e outra, mas, em geral, a média varia entre duas e quatro horas.

    Limpe o rolo após a utilização

    Tão importante quanto saber como usar o rolo de pintura, é saber como limpá-lo e armazená-lo após a utilização. O rolo, tanto de espuma quanto de pelo, deve ser lavado com água ou solvente, dependendo da composição da tinta que foi utilizada. Limpar o rolo de pintura corretamente é uma ótima maneira de preservar a sua vida útil e, além disso, faz com que a tinta seja absorvida de uma maneira mais eficaz, proporcionando uma pintura melhor em outras ocasiões.

    Depois de limpo, guarde o rolo de pintura em um local sem incidência solar, seco e arejado, para que ele possa secar completamente, em um período de quatro a cinco dias. Depois de completamente seco, guarde-o em uma embalagem plástica e aguarde o próximo uso.

    Escolha o rolo ideal para cada superfície

    Existem vários tipos de rolos, com pelos de variados tamanhos e com composições diferentes. Essa variedade tem um motivo: cada tipo de rolo de pintura é recomendado para um tipo de tinta e para um tipo de superfície. A seguir, te diremos quais os principais tipos existentes e onde utilizá-los:

    – Rolo de lã de carneiro:

    -> Pelo baixo de 10 à 12mm – ideal para superfícies lisas, para pintura em paredes com tintas à base de água látex ou acrílica e pintura de pisos com tintas acrílicas para piso ou epóxi.

    -> Pelo médio de 13 à 22mm – Ideal para superfícies semirugosas somente com tintas à base de água látex ou acrílicas.

    -> Pelo Alto 23 à 25mm – Ideal para superfícies totalmente rugosas, também com tintas à base de água látex ou acrílicas.

    – Rolo de lã sintética pelo super baixo 5mm – Ideal para pintura de azulejos com tintas epóxi.

    – Rolo lã sintética pelo baixo antirespingo- ideal para superfícies lisas, com tintas à base de água ou solvente. Suas fibras trançadas são melhores para reter e aplicar a tinta na superfície evitando respingos, além de não soltar pelos durante a pintura.

    – Rolo de espuma – Ideal para pintura de madeiras e metais, em superfícies lisas, com tintas esmalte ou vernizes à base de água ou solvente.

    Agora que você já sabe como usar o rolo de pintura da maneira correta, é ideal que busque por uma loja de tintas de qualidade para comprar, não só os materiais para pintura, como as tintas que renovarão os ambientes da sua casa. Para isso, conte com a Pinheiro Tintas. Há mais de 40 anos no mercado, oferecendo o que há de melhor em relação a tintas, solventes, pincéis, selantes e tudo mais relacionado a pintura, para os nossos clientes, em nossas 11 lojas espalhadas pelo RJ. Entre em contato conosco e encontre a Pinheiro Tintas mais perto de você.

     

    Links úteis:
    tintas automotivas rj;
    tinta automotiva;
    casa de tintas;
    loja de tintas rj.

    Compartilhe!

    Veja outros artigos!