Orçamentos Compre pelo telefone e pague nos cartões de crédito ou débito sem sair de casa. Consulte locais e condições.
  • Facebook Instagram
  • 316 VISUALIZAÇÕES

    Cores Relaxantes para uma boa noite de sono.

    0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
    Verde Relaxante

    Verde Relaxante – Westwing

    Cores Relaxantes para uma boa noite de sono. Que a cor pode influenciar qualquer coisa, inclusive o sono, não é novidade, né? As cores possuem o poder de despertar sensações nas pessoas, como a própria psicologia das cores afirma.

    Pensando nisso, as cores podem trazer uma sensação relaxante, ou de renovação, coisa muito importante quando se trata da decoração de quarto.

    Afinal, seja quarto de criança, adolescente ou quarto de casal, ter um ambiente relaxante que ajude em uma boa noite de sono é essencial, certo?

    A escolha da cor para a decoração de quarto é fundamental, pois os tons que são responsáveis pelo clima do ambiente, ou seja, é necessário criar uma harmonia visual, já que as cores são responsáveis pela energia do local.

    Durante o sono, o organismo se recupera dos desgastes do dia a dia, dessa forma, dormir é muito importante para uma qualidade de vida, além de ser responsável pela manutenção da mente e do corpo.

    Sendo assim, investir em cores relaxantes na decoração do seu quarto é o mesmo que cuidar da sua saúde e se esse o seu objetivo, continue lendo esse texto até o final, pois falaremos sobre cores relaxantes indicadas para pintar o quarto e outros fatores sobre esse assunto, vamos lá?

     

    O que é Cromoterapia?

    Antes de receber as dicas para conseguir uma decoração de quarto relaxante, é preciso entender de onde veio esse conceito, ou seja, a cromoterapia.

    Cada vez mais usada para decorar espaços, essa é uma pratica que usa as cores para combinar de forma positiva na emoção das pessoas, onde cada tem uma função diferente e agirá em pontos específicos de estimulo.

    Esses pontos atingem canais de energia que estão por todo nosso corpo, promovendo equilíbrio e harmonia entre corpo, mente e emoções para ter uma boa noite de sono.

    A escolha pode ser baseada nas cores do arco-íris: amarelo, azul laranja, índigo, verde, violeta (lilás) e vermelho. Porém, com o adicional do branco e rosa, onde cada cor vibra de uma forma diferente, causando efeitos curativos e calmantes.

     

    Origem da cromoterapia

    Tratar doença através das cores é um método conhecido desde 2800 a.c pelos povos antigos como os egípcios, gregos, indianos e chineses. Tais culturas utilizavam pedras e flores para curar seus enfermos.

    Atualmente, a cromoterapia é muito utilizada em hospitais, principalmente em bebês prematuros, usando a luz ultra-violeta.

    Outra curiosidade sobre a cromoterapia, é seu reconhecimento desde 1976 pela OMS como uma das principais terapias complementares.

    Para aplicar o tratamento, é necessário entender que cada cor toca em um ponto de energia fundamental do organismo.

    Cores relaxantes para pintar o seu quarto e seus significados

    Agora que já falamos sobre a cromoterapia, fica mais fácil entender que através da energia que as cores podem proporcionar, elas conseguem interferir de forma significativa na qualidade do sono de uma pessoa.

    A seguir, veremos o significado das cores que podem ser usadas para pintar o quarto:

    • Azul
    • Verde
    • Branco
    • Lilás
    • Rosa
    • Amarelo

    Azul

    Sendo uma cor que proporciona relaxamento, calma e tranquilidade, ela é ótima para decoração de quarto de alguém que sofre de insônia, por exemplo.

    Dessa forma, se colocada em paredes ou de forma predominante no quarto, seja por roupas de cama, objetos de decoração, ou até mesmo a iluminação do abajur já faz grande diferença.

    Se harmonizado com branco, o azul transmite a sensação de frescor e limpeza. Os tons claros são ótimos para decoração de quarto infantil, mas pode ser usado em qualquer quarto.

    Verde

    Casa Vogue

    Possuindo propriedades parecidas com o azul, o verde acalma, tranquiliza, relaxa e refresca, mas mesmo refrescando, não é considerado uma cor fria, sendo muito indicado para regiões mais geladas.

    Por exemplo, o azul faz com que o ambiente pareça ser mais frio naturalmente, ao contrario do verde. Outra vantagem dessa cor é a facilidade de combinações, pois existe um leque de tonalidades, podendo investir até em plantas para o ambiente.

    Quanto mais suave for o tom de verdade, mais calma ira transmitir, além de estimular a leitura.

     

    Branco

    Predominância do Branco

    Unindo todas as matrizes, essa cor representa pureza e paz, em outras palavras, um ambiente predominantemente branco causa uma sensação de amplitude e limpeza muito grande.

    Por ser uma cor neutra combina com qualquer outra cor, se beneficiando da combinação de cores que pode potencializar a decoração.

     

    Lilás

    Quarto Lilás

    Sendo considerado um tom purificador, o lilás transforma a energia negativa em positiva, além de ser uma cor refrescante que dá tranquilidade, sossego e uma sensação relaxante.

    Por ser resultado da mistura do azul com o vermelho, ela age sobre a criatividade e também o intelecto, ou seja, também é opção para cantos de estudos.

    Além de ajudar a equilibrar a mente, transformando medos em calma, o lilás estimula também uma área do cérebro que resolve problemas.

     

    Rosa

    Rosa cheio de estilo

    Diretamente ligado ao amor e a doçura, assim como a feminilidade e leveza, essa cor é muito usada em decoração de quarto para meninas, mas por se tratar de um tom mais claro que o vermelho, é bastante estimulante.

    Por isso dosar na cor da decoração do quarto é ideal, e combinado com outras cores, gera equilíbrio por consequência, como o branco, azul claro e lilás.

    Amarelo

    Quarto Amarelo

    Quente, alegre, luminosa e tropical, o amarelo estimula a comunicação, concentração e raciocínio, atuando diretamente no mental. Acertando a dosagem e o tom, é possível criar aconchego.

    No quarto de casal, por exemplo, onde geralmente se preza o relaxamento e a tranquilidade, o amarelo é ideal num tom claro e combinado com os tons certos, o ambiente de descanso se torna perfeito para ambos do casal.

    Bônus: Cores neutras

    Cores Neutras

    Cores neutras são bonitas em todos os ambientes, trazendo requinte e conforto. Tons de creme, cinzas suaves e branco servem de fundo para muitas idéias de decoração.

    Dessa forma, o neutro acaba se transformando em coringa quando é necessário renovar o ambiente. E claro, como todas as cores citadas anteriormente, as cores neutras também ajudam você a ter uma boa noite de sono.

    Conclusão

    No artigo de hoje, pudemos ver cores relaxantes indicadas para pintar o quarto e conseguir uma noite de sono tranquila, além de poder criar uma decoração bonita para o ambiente.

    As cores trazem benefícios e escolher a cor certa pode proporcionar uma melhora no seu bem-estar, sendo possível equilibrar as cores sem fugir do que você já tem em casa ou pretende fazer.

    Se você gostou desse artigo, curte e compartilha, e se você tem alguma dúvida e quiser acompanhar mais publicaçações, siga nosso Instagram! Aproveita comenta aqui em baixo, vamos adorar responder.

    Pinheiro Tintas: ajudando a colorir sua casa!

    Viu como é fácil pintar seu quanrto com cores relaxantes? Simplifique ainda mais sua pintura com a nossa ajuda! Aqui na Pinheiro Tintas você encontra diversas opções de tintas para criar projetos incríveis. Trabalhamos com marcas renomadas, como Suvinil, Coral, Eucatex e Sherwin Williams. Fale conosco e conheça todos os produtos do nosso catálogo!

    Gostou deste artigo? Leia outros conteúdos no estilo “faça você mesmo” em nosso blog:

    Veja outros artigos!