Orçamentos Compre pelo telefone e pague nos cartões de crédito ou débito sem sair de casa. Consulte locais e condições.
  • Facebook Instagram
  • Artigos, Dicas & Notícias para você
    Evitar manchas de tinta
    Publicado em 10 de novembro de 2020

    6 dicas de como evitar manchas de tinta na nova pintura!

    Se você está pensando em pintar sua casa por conta própria, preste atenção! Ou, até mesmo, se você for um pintor profissional. Muitas vezes, o resultado da pintura é prejudicado por conta da inexperiência de quem executa o trabalho. Nesse caso, é comum que surjam manchas de tinta e outros problemas na superfície pintada. Para evitar que sua pintura fique manchada e com um aspecto feio, reunimos algumas dicas úteis neste artigo. Confira e coloque-as em prática na sua próxima pintura!

    Veja como evitar manchas de tinta na pintura

    manchas de tinta na pintura nova

    1- Escolha o rolo adequado

    Uma das principais causas de manchas de tinta é a utilização de um rolo inapropriado. É importante saber que existe um rolo sob medida para cada tipo de pintura. A escolha da melhor ferramenta depende do tipo de tinta que será utilizada e da superfície que será trabalhada. Veja, a seguir, os principais tipos de rolo e suas aplicações:

    • rolo de lã de pelo alto: aplicação de tintas látex e acrílica em paredes rugosas ou com textura;
    • rolo de lã de pelo baixo: aplicação de tintas látex, acrílica ou epóxi em superfícies lisas de paredes, tetos e azulejos;
    • rolo de lã sintética anti respingo: aplicação de tintas látex e acrílica em superfícies lisas de paredes e tetos;
    • rolo de espuma de poliéster: aplicação de tintas esmalte em superfícies de madeira e metal.

    2- Verifique o número do lote na embalagem

    Em alguns casos, as manchas de tinta aparecem como uma diferença no tom da cor. Geralmente, isto ocorre quando usa-se duas ou mais latas de tintas de lotes diferentes na mesma pintura. Por isso, é muito importante verificar o lote das embalagens antes de aplicar o produto. Lembre-se: compre sempre latas de tinta do mesmo lote e fornecedor para o mesmo ambiente.

    3- Confira a previsão do tempo

    É importante que você saiba que o melhor dia para fazer uma pintura é quando o clima está ameno. Portanto, antes de iniciar seu trabalho, cheque a previsão do tempo. Se o ar estiver muito seco, a tinta não alastra. Resultado: parede toda manchada! O ideal é evitar dias com a umidade inferior a 10%.

    4- Cuidado com reparos de massa

    Houve aplicação de massa corrida ou acrílica para corrigir imperfeições na parede? Redobre sua atenção! É provável que a superfície tenha ficado mais absorvente, contribuindo para o aparecimento de manchas de tinta. Recomendamos que aplique uma demão de tinta, com diluição de 30% de água, somente sobre estas áreas.

    Aguarde o tempo de secagem determinado na embalagem antes de começar a pintura da superfície inteira.

    5- Faça uma limpeza profunda

    Limpeza é fundamental para evitar manchas de tinta

    Uma das principais formas de evitar manchas de tinta na nova pintura é investir numa limpeza pesada. A princípio, use água e detergente neutro para higienizar a superfície. Caso a parede tenha mofo, use água sanitária. Para demais imperfeições, use álcool e lixa para removê-las. É imprescindível que toda a parede esteja limpa e preparada antes de receber a tinta!

    6- Use uma espátula retangular

    A homogeneização da cor na pintura depende diretamente da ferramenta usada para misturar a tinta. Nesse caso, o mais indicado é utilizar uma espátula retangular para obter uma mistura completa, padronizada e sem pigmentos não dispersos. No momento da diluição e combinação, verifique sempre a embalagem.

    Conte com a ajuda da Pinheiro Tintas!

    Gostou das nossas dicas? A Pinheiro Tintas pode te ajudar muito mais! Somos uma loja de tintas no RJ que possui mais de 45 anos de experiência. Acredite: nós temos o que você precisa para o seu trabalho!

    Aqui, você encontra as melhores marcas de tinta do mercado: Coral, Suvinil, Sherwin Williams e Eucatex. Além de outros produtos de renome, como pincéis Tigre e Atlas. Fale conosco e conheça nossas unidades!

    Para ler mais sobre pintura e afins, visite o nosso blog:

    Compartilhe!

    CategoriasPosts RecentesTags