Todos os anos, as marcas de tinta lançam grandes tendências de cores que impactam os profissionais da indústria criativa. Suvinil, Coral e Sherwin-Williams fazem as suas apostas para a Cor do Ano, que nada mais é do que uma tonalidade que simbolize aquela temporada. Pensando na importância desse conceito para as áreas de arquitetura e decoração, resolvemos preparar este artigo com uma retrospectiva das cores.
Na sequência, você conhecerá todas as tonalidades que marcaram a década de 2010. Confira!
Retrospectiva das cores: os tons que marcaram a década de 2010
A década de 2010 compreende o período de tempo entre 1 de janeiro de 2010 e 31 de dezembro de 2019. Sendo assim, na nossa retrospectiva das cores, apresentaremos as 10 tonalidades que foram tendência ao longo desta década. Podemos adiantar que o período foi marcado pelo minimalismo exuberante. Ficou curioso? Continue a leitura!
2010: Céu Californiano
(Foto/Reprodução: Céu Californiano – Site Coral. Acesso em 29/01/2021)
O Colour Futures 2010, estudo de cores da marca Coral, lançou a cor Céu Californiano como tendência para o primeiro ano da década. Trata-se de um azul bem claro e pálido, que transmite sensação de paz, conforto e liberdade. A tonalidade remete a um estado de espírito contemplativo, onde busca-se a recuperação e o combate à tensão e ao cansaço.
2011: Toque de Limão
(Foto/Reprodução: Toque de Limão – Site Coral. Acesso em 29/01/2021)
A cor Toque de Limão foi a aposta da Coral para o ano de 2011. O amarelo esverdeado transmite a felicidade de apreciar aquilo que já possuímos, eliminando a ideia de buscar o inatingível. Essa tonalidade é mais cítrica que a cor anterior e carrega mais vitalidade e frescor. Além disso, estimula o sentimento de otimismo para o futuro.
2012: Mar de Maragogi
(Foto/Reprodução: Mar de Maragogi – Site Suvinil. Acesso em 29/01/2021)
A retrospectiva de cores chega a 2012 com uma aposta praiana da marca Suvinil. Mar de Maragogi é uma nuance da cor verde, inspirada na famosa praia de Alagoas. A tonalidade clara e suave gera o efeito de proximidade com o litoral e traz a sensação de tranquilidade a todos os ambientes.
2013: Verde-Limão
(Foto/Reprodução: Verde-Limão – Site Suvinil. Acesso em 29/01/2021)
Verde-Limão foi eleita pela Suvinil como tendência para 2013. O tom verde-amarelado é intenso, vibrante e fresco, causando reações positivas em todos os ambientes. É considerada uma cor mutante, pois alterna de tom entre o verde o amarelo, de acordo com a luz a qual está submetida. Além disso, combina muito bem com tons neutros.
2014: Ameixa Exclusiva
(Foto/Reprodução: Ameixa Exclusiva – Site Sherwin-Williams. Acesso em 29/01/2021)
A retrospectiva das cores chega a 2014 com um tom mais fechado. A cor da Sherwin Williams traz nuances de cinza ou roxo, dependendo do contexto. A tendência do cinza começa a aparecer nesse momento, trazendo mistério e neutralidade aos locais.
2015: Recife de Corais
(Foto/Reprodução: Recife de Corais – Site Sherwin-Williams. Acesso em 02/02/2021)
A Recife de Corais é a aposta da Sherwin Williams para o ano de 2015. O tom versátil mescla perfeitamente as nuances de rosa, laranja e vermelho. A cor viva e alegre pode ser usada em ambientes de estilos variados, como tradicional, contemporâneo ou campestre. Além disso, é ideal para ser combinada com tons neutros quentes.
2016: Ouro Monarca
(Foto/Reprodução: Ouro Monarca – Site Coral. Acesso em 29/01/2021)
Ouro Monarca é uma nuance de ocre que tende a se fundir às tonalidades do ouro. O tom dourado faz parte da retrospectiva das cores que remetem ao passado e ao futuro. A aposta de cor do ano 2016 da Coral é aconchegante, alegre, moderna e super versátil.
2017: Cortina de Teatro
(Foto/Reprodução: Cortina de Teatro – Site Suvinil. Acesso em 29/01/2021)
A Suvinil apostou num tom terroso e sombreado como tendência para o ano de 2017. Cortina de Teatro é um vermelho de nuance violeta que traz a proximidade com as raízes e origens. A tonalidade remete à cultura brasileira e aos tecidos tingidos com brasilina, corante natural extraído do pau-brasil.
2018: Adorno Rupestre
(Foto/Reprodução: Adorno Rupestre – Site Coral. Acesso em 29/01/2021)
Adorno Rupestre é um tom rosa acinzentado que remete às primeiras lembranças de abrigos que a humanidade teve. A tonalidade da Coral traz uma sensação de acolhimento e conforto para os ambientes. Aliás, pode ter três personalidades distintas: reconfortante, energizante ou relaxante. Tudo depende das cores que serão combinadas com ela!
2019: Quentão
(Foto/Reprodução: Quentão – Site Suvinil. Acesso em 29/01/2021)
Para encerrar nossa retrospectiva das cores, trazemos a tendência da Suvinil para o ano de 2019. Quentão é um tom dourado terroso que traz nostalgia, modernidade e luminosidade. Transmite valores como família, conforto, alegria, afeto e saudosismo.
Deseja alguma dessas tonalidades? Fale com a Pinheiro Tintas!
A nostalgia bateu aí também, né? Ficou inspirado para pintar sua casa com as cores da última década? Fale conosco!
A Pinheiro Tintas possui uma grande variedade de tintas com tons semelhantes em nosso catálogo. Garanta já a cor do ano 2021 e deixe a sua casa na moda!
Continue lendo sobre o assunto em nosso blog:
- Revela 2020 Suvinil e o Plano Avesso
- Coral anuncia as principais tendências de cores para 2020
- Cor do ano 2021: conheça as tendências das melhores marcas de tintas!
Aproveite a nossa promoção de cash back!
Para facilitar ainda mais a pintura da sua casa, a Pinheiro Tintas lançou uma promoção de cash back imperdível! Funciona assim: parte do valor comprado em produtos das marcas Suvinil, Eucatex e pincéis Tigre retorna para você. Continue pintando e gastando menos!
Nossa promoção de cash back é válida durante o período de 04/01/2021 a 31/03/2021. Para saber mais detalhes, clique aqui.