Orçamentos Compre pelo telefone e pague nos cartões de crédito ou débito sem sair de casa. Consulte locais e condições.
  • Facebook Instagram
  • Artigos, Dicas & Notícias para você
    Conheça mais sobre os principais tipos de pincéis para pintura de parede
    Publicado em 06 de novembro de 2018

    Conheça os tipos de pincéis para pintura de parede

    Resolveu pintar algum cômodo da sua casa por conta própria? Saiba que alguns cuidados são fundamentais para chegar ao acabamento final perfeito. Escolher o pincel adequado, por exemplo, é imprescindível para acertar em cada tipo de tinta e aplicação. As trinchas, como são conhecidos os pincéis de obras, se diferenciam em tamanho, formato e tipo de cerdas. Conhecer os diversos tipos de pincéis para pintura de parede é fundamental para saber qual é o modelo específico para a superfície que receberá a pintura.

    Leia este artigo da Pinheiro Tintas para acertar na qualidade final do seu trabalho e deixar sua parede incrível! Preparamos informações importantes sobre os tipos de pincéis para pintura de parede que te ajudarão a definir o modelo ideal para o seu caso. Confira!

    4 tipos de pincéis para pintura de parede

    Primeiramente, saiba que os tipos de pincéis para pintura de parede possuem cerdas de origens diferentes: sintética e animal. As cerdas de origem sintética são indicadas para pintura com tinta esmalte, látex ou verniz acrílico. Já as de origem animal são utilizadas para todos os tipos de pintura, com tinta acrílica solúvel ou aquosa.

    Cerdas pretas

    Tipos de pincéis para pintura de parede cerdas pretas

    Pincéis de cerdas pretas são ideais para pintar objetos metálicos com solvente por apresentarem ótimo acabamento e cobertura de superfícies. São recomendados para pinturas de detalhes e cobrem perfeitamente alvenaria, metais e madeiras. Utilize-os para esmaltes sintéticos, vernizes, óleos e zarcão.

    Cerdas gris

    Tipos de pincéis para pintura de parede cerdas gris

    Os pincéis de cerdas gris são indicados para aplicar tintas à base de água, como látex, PVA e acrílica. As cerdas gris são ótimas para aplicação em detalhes, acabamento e cobertura de qualquer tipo de superfície.

    Cerdas brancas

    Tipos de pincéis para pintura de parede cerdas brancas

    Os tipos de pincéis para pintura de parede com cerdas brancas são indicados para aplicar verniz ou tinta esmalte. Eles possuem cerdas finas, macias e bem acabadas que proporcionam maior suavidade na pintura. O acabamento fica bem mais bonito, pois as cerdas brancas não deixam riscos na parede. Além de ser ideal para verniz e esmalte, o pincel de cerda branca também é indicado para acabamento em látex.

    Broxa

    Tipos de pincéis para pintura de parede broxa

    Os pincéis tipo broxa são grandes e mais resistentes. Por isso, são indicados para aplicar tinta à base de cal ou de cimento e impermeabilizantes asfálticos. Esses tipos de tintas não podem ser aplicadas com trinchas e rolos devido à sua textura viscosa. Além disso, as broxas servem para pintar muros e para aplicar primeira demão de tinta em ambientes externos.

    Rolos

    Tipos de pincéis para pintura de parede rolo

    Os rolos são outros tipos de utensílios utilizados para aplicar tinta, assim como as trinchas. Eles são bastante usados para aplicar maior quantidade de tinta de maneira uniforme. Portanto, são mais indicados para cobrir grandes áreas, como paredes e tetos.

    Há diversos modelos de rolos e, assim como os pincéis, cada um serve para um tipo diferente de superfície. Tintas látex, acrílica ou à base de água pedem o uso do rolo sintético ou de lã de carneiro. Já superfícies de madeira, metal, tinta a óleo e vernizes são indicados para rolos de espuma.

    Cuidados com os pincéis e os rolos

    Alguns cuidados básicos são essenciais para prolongar a vida útil dos rolos e dos pincéis utilizados na pintura de casa. Ao preparar o pigmento para a aplicação, jamais use as ferramentas para misturar a tinta. Após o uso, lave-os imediatamente para que a tinta não seque nas cerdas e danifique o instrumento. No caso de tintas à base de látex, lave os pincéis/rolos com água e sabão. Para tintas à base de solvente, lave os objetos com o mesmo solvente utilizado na diluição. Depois, seque-os e guarde-os em local seco e arejado.

    Agora que você conhece os principais tipos de pincéis para pintura de parede, chegou a hora de escolher os melhores produtos para a sua obra. Para isso, conte com a Pinheiro Tintas! Somos uma casa de tintas no Rio de Janeiro que oferece itens de marcas famosas por sua qualidade e confiança, como tintas para parede e tintas automotivas. Além disso, aqui você encontra sistema tintométrico e colorímetro digital para proporcionar a máxima experiência com nossas tintas. Visite nossas lojas e deixe que nossos atendentes te ajudam a reformar sua casa com as melhores dicas de produtos!

     

    Compartilhe!

    CategoriasPosts RecentesTags