Orçamentos Compre pelo telefone e pague nos cartões de crédito ou débito sem sair de casa. Consulte locais e condições.
  • Facebook Instagram
  • 578 VISUALIZAÇÕES

    7 erros que cometemos na pintura de casa

    0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

    Constantemente desejamos renovar alguma coisa dentro de casa. Mas, nem sempre é possível fazer uma grande reforma e, nesses casos, a primeira alternativa que vem à cabeça é a pintura de casa. A tinta transforma qualquer espaço e é uma excelente alternativa se você deseja renovar o ambiente. Por ser tão comum, a pintura de casa ou apartamento muitas vezes parece ser uma tarefa fácil de ser feita e, com isso, muitas pessoas se aventuram na pintura de casa sem ajuda de um profissional.

    No entanto, mesmo sendo simples, é necessário que alguns cuidados sejam tomados, a fim de evitar erros que podem gerar prejuízos e gastos para o seu bolso.

    Por isso, a Pinheiro Tintas te apresenta, neste artigo, alguns erros comuns na pintura de casa, para você evitá-los e renovar o ambiente do jeito certo.

    Erros que você não deve cometer na pintura de casa

    erros para se atentar na pintura de casa

    Não verificar as condições das paredes Não verificar as condições das paredes Este é um dos erros mais comuns: não fazer a preparação correta antes de pintar as paredes. Não basta apenas aplicar a tinta e deixá-la secar. Para obter o resultado esperado na pintura de casa, é muito importante que você fique atento a algumas condições antes de colocar a mão na massa. A pintura de casa é uma mudança estética e não soluciona problemas estruturais. Por isso, antes de tudo, avalie as condições da sua parede, pois se ela estiver danificada, dificilmente você verá um resultado positivo na pintura. A parede deve estar:

    •  firme;
    •  sem manchas ou rachaduras;
    •  sem infiltrações;
    •  livre de pó ou teias de aranha;
    •  sem umidade ou mofo.

    Vale lembrar que devemos sempre proteger corretamente o que não será pintado, afinal, a pintura das paredes, pode causar respingos tanto em móveis quanto no chão e até nas fechaduras. Portanto, cubra todo o mobiliário com fitas adesivas, jornais, lençóis ou plástico, para não ter surpresas ao final da pintura.

    Errar na quantidade de tinta

    Para quem não tem experiência na pintura de casa, é comum que acabe comprando a quantidade errada de tinta. Muitas vezes a tinta acaba durante o processo de pintura e, nesse caso, a situação pode ser ainda pior se você estiver utilizando uma cor preparada especialmente para aquele ambiente. Mas, em geral, as pessoas compram uma quantidade muito além da necessária e acabam só percebendo o erro no final da obra. Para evitar uma dessas situações, é importante medir as áreas que serão pintadas e fazer a comparação com quantos metros quadrados uma lata de tinta renderá; geralmente esta informação está presente na própria lata. Assim, é possível fazer o cálculo correto de quanto material será gasto.

    Fazer a pintura em dia de chuva

    Outro erro bastante comum é realizar a pintura de casa em dias chuvosos. Pintar a casa em dia de chuva não é uma boa ideia, pois a tinta demora muito mais para secar. Prejudicar a secagem da tinta significa comprometer todo o processo de pintura, afinal, para ter um bom resultado é preciso que as condições de secagem sejam favoráveis. Se programe para fazer a pintura de casa em dias ensolarados e em horários com bastante luz natural, evitando, com isso, possíveis manchas.

    Afundar o pincel na tinta

    Colocar o pincel todo dentro da lata é um fato que colabora com o desperdício de material no processo de pintura. Se você deseja otimizar a pintura de casa não cometa esse erro. Além do desperdício, você pode depositar tinta em excesso na parede e comprometer outras fases do processo de pintura. O correto é apenas molhar o pincel na tinta, retirar o excesso e então passar na parede.

    Atrapalhar a secagem

    Um dos grandes erros que atrapalham a secagem da tinta é fazer várias camadas sem que elas sequem corretamente. Na pintura de casa, é preciso paciência para obter o melhor resultado possível. Por isso, faça uma camada de tinta e só parta para a próxima quando a anterior estiver completamente seca. Uma ótima maneira de acelerar esta secagem é manter sempre as janelas e portas abertas, principalmente por conta do cheiro da tinta.

    Esquecer o teto

    Nem sempre o teto recebe a atenção merecida na hora da pintura de casa. Muitas vezes ele é pintado com a quantidade de tinta que sobra e fica por último, mas é recomendável que a pintura comece pelo teto. Pois, caso a tinta do teto respingue na parede, fica mais fácil de corrigir se ela não ainda não tiver sido pintada.

    Errar a cor e acabamento da tinta

    cor e acabamento na pintura de casa

    Antes de começar a pintura de casa é importante conhecer o tipo de acabamento e tinta ideais para aquele ambiente. Por exemplo, tintas foscas são indicadas para paredes com pequenos defeitos na superfície, pois disfarçam as imperfeições, diferentemente das tintas de acabamento acetinado ou semibrilho, que são mais indicadas para paredes mais lisas, além de serem mais duráveis e fáceis de limpar. Também é importante conhecer o tipo específico de tinta para cada ambiente. Cozinhas e banheiros necessitam da chamada tinta epóxi que é específica para ambientes úmidos.

    Outro fator importante, mas que está condicionado ao gosto pessoal, é a cor. Muitas vezes temos medo de ousar nas cores ou colorirmos demais as paredes. Por isso, antes de começar a pintura de casa,observe com atenção todas as tonalidades da paleta de cores escolhida, leve em consideração o tamanho dos cômodos e escolha diferentes tonalidades para cada um deles. É importante não usar a mesma cor em todos os cômodos, principalmente se for um tom forte. Tons assim tendem a saturar o ambiente, por isso busque combinar as cores da casa entre si para dar a sensação de unidade no ambiente. Buscar o equilíbrio é fundamental na hora de colorir as paredes.

    Caso ainda tenha dúvidas quanto à cor ideal para a parede de casa, conte com a Pinheiro Tintas!  Para obter a pintura perfeita, não basta apenas evitar os erros que listamos neste artigo, procure uma loja de tintas como a nossa. Somos a casa de tintas mais tradicional do Rio e esperamos sua visita!

    Links úteis:
    tintas automotivas
    tintas automotivas rj
    loja de tintas rj

    Veja outros artigos!